Como usar os melhores plugins para WordPress 2020

Mais de um terço de todos os sites na internet são criados em cima da famosa plataforma WordPress. O sistema de gerenciamento de conteúdo mais popular do mundo. Se você possui um blog hoje provavelmente você é um usuário do WordPress. Se você ainda não possui um blog pelo menos você vai considerar utilizar essa ferramenta um dia.

Por ser uma plataforma open source colaborativa e gratuita diversos plugins, templates, extensões e atualizações dos mais diversos tipos são lançados todos os dias na rede do WordPress.

Você tem certeza de que o seu site ou blog está 100% otimizado para oferecer a melhor experiência para os seus usuários?

Como os plugins para WordPress podem ajudar?

Você não precisa ser uma autoridade técnica no assunto para ter um WordPress de qualidade.

Basta instalar os plugins corretamente e vamos apresentar neste post.

Existe uma grande comunidade de colaboradores que diariamente disponibiliza novos plugins para wordpress e funcionalidades para você incrementar o seu site ou blog. Tudo isso sem que você precise saber nem mesmo uma linha de código.

Não é à toa que essa é a plataforma mais queria pelos profissionais de marketing, não é verdade? Ela te dá flexibilidade e autonomia para criar um site ou blog otimizado para mecanismos de busca em questão de minutos.

No entanto é preciso saber quais recursos você vai utilizar para oferecer a melhor experiência possível para os seus usuários. É por isso que vamos apresentar os plugins essenciais para manter o seu site sempre rápido, visível ao Google e em sincronia com o seu funil de vendas.

1. Yoast SEO WordPress

O primeiro plugin que vamos apresentar é o Yoast SEO. Ele pode ser até um pouco clichê mas ainda é o campeão de produtividade no WordPress sobretudo se você utiliza um blog na sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Com ele como vocês podem observar é possível editar metadados e outras informações que serão visualizadas pelos mecanismos de busca em relação ao seu site.

Plugin Yoast SEO para WordPress
O plugin Yoast SEO é utilizado para otimizar o SEO no WordPress

As principais funções do plugin são:

  • Teste se eu estou bloqueando o acesso aos robôs do Google. Inclusive isso é possível alterar dentro das próprias configurações do WordPress. O recomendado não é fazer isso porque não é necessário, mas se você deseja indexar e ranquear seus posts recomendo muito que você ative essa opção.
  • Configurar um ambiente de teste em WordPress em que possa popular com uma série de posts.
  • Otimização do SEO em todos os conteúdos. Dentro de um post e no final dele irá aparecer uma aba do Yoast mostrando como os metadados, tais como: título, descrição e informações para mídias sociais, como serão lidos na internet.
  • -nserção de uma palavra chave de foco e ele conseguirá entender se a palavra chave está sendo contemplada por exemplo no título ou na metadescrição do meu conteúdo.

Além da edição de metadados dos seus conteúdos o Yoast oferece uma série de recursos para melhorar o seu processo de otimização.

Alguns deles são análise de SEO, análise de legibilidade, criação de site maps e muitos outros.

Tudo isso precisaria ser feito manualmente, mas o Yoast faz um setup automaticamente assim que você instala em seu WordPress.

2. Short pixel

O segundo plugin vamos te apresentar é muito importante pois ele trata da otimização de imagens.  O seu nome é Short pixel.

Muitas vezes buscamos imagens para utilizar nos nossos posts que não necessariamente seguem o melhor padrão de distribuição para a internet. Muitas vezes essas imagens excedem em tamanho e resolução e qualidade o necessário para que os usuários possam acessar de seus computadores ou dispositivos móveis. E para isso existe o Short Pixel.

plugin Short Pixel
Otimize imagens com o Short Pixel

Ele é um plugin que automatiza, e não somente vai tratar as imagens já existentes na sua biblioteca como vai otimizar automaticamente todas as novas imagens que forem feitas upload.

Com uma conta gratuita no Short Pixel é possível otimizar até 100 imagens todos os meses e você pode escolher qual o grau de compressão que você quer aplicar nas suas imagens, se é maior ou menor reduzindo o tamanho delas.

Além disso você pode escolher também:

  • Otimizar as imagens de miniaturas
  • Fazer backups e remover metadados de imagens que não são necessários. Como posição de gps,modelo da câmera, data, tempo, etc.

3.WP AMP

E por falar em aceleração da distribuição do conteúdo o próximo plugin que vamos te apresentar tem tudo a ver com isso.

Primeiro eu quero falar de uma rede criada pelo Google, para distribuir conteúdo em dispositivos móveis conhecida como Accelerated Mobile Pages ou AMP, é uma rede à qual o Google permite que você conecte e adapte o seu site para ser mais bem distribuído em dispositivos móveis. Isso faz com que o tempo de carregamento de páginas AMP seja reduzido e melhor ranqueamento em mecanismos de busca como o Google.

plugin WP AMP
plugin WP AMP

Contudo para ter uma versão AMP do seu site ou blog é necessário cumprir uma série de requisitos técnicos o que pode ser muito trabalhoso e demorado. Porém com o plugin WP AMP toda essa etapa é feita em questão de segundos. Em alguns cliques você tem uma versão acelerada para dispositivos móveis do seu site ou blog sem nenhuma dificuldade.

Na imagem você verá o plugin WP AMP e de cara dá pra perceber que tem uma série de configurações que podemos determinar se serão páginas aceleradas ou não. Por exemplo é possível determinar se apenas os posts do meu blog serão acelerados, ou posts de páginas a home page assim como a definição do logo e demais características da marca que você pode customizar.

Tudo isso é muito simples e como você pode observar é auto explicativo. Mas tem uma questão que precisa ser tratada com certeza.

Na guia análises se você tem uma ID de rastreamento do Google Analytics, se você tem tags do Google Tag Manager, Pixel do Facebook e outros você precisa ativá-los manualmente inserir as suas credenciais. Caso contrário todo o tráfego em páginas AMP não será contabilizado.

4. Rock Convert

E se você possui uma estratégia de publicações recorrentes de conteúdo com certeza você não quer somente que os usuários leiam seu conteúdo, mas que eles sigam adiante no funil de vendas clicando em call to actions em banners e muitos outros recursos que você pode disponibilizar.

crie CTAs automatizadas com o Rock Convert
Plugin Rock Convert

E para facilitar a sua vida o plugin Rock Convert desenvolvido pela Rock Content é perfeito pra isso. Com ele é possível adicionar banners e barras de anúncios em massa dentro de vários posts ao mesmo tempo.

Basta selecionar uma imagem, atribuir um link, alguns parâmetros se desejado, a posição com o qual você deseja que apareça o seu banner e inserir em massa.

É muito simples, o mesmo vale para as barras de anúncios. A diferença é que você escolhe se você deseja inserir uma barra fixa no topo do site ou no fundo do seu site.

5.WP Rocket

Agora vamos te apresentar uma opção bônus que ela não é gratuita mas certamente vale a pena mesmo para pequenos negócios. Esse plugin se chama WP Rocket.

É uma solução completa para a compressão e otimização dos seus conteúdos. O WP Rocket constitui se de um algoritmo próprio de otimização e compressão de arquivos de mídia, além de uma política própria de caching.

Plugin WP Rocket
Plugin WP Rocket

O que isso significa? Significa que ele controla melhor o armazenamento temporário das suas

informações assim como possui uma rede de distribuição de conteúdo próprio que fará com que os usuários possam acessar na mesma velocidade o seu site de qualquer lugar do mundo.

Como facilitar o gerenciamento dos plugins para WordPress

Agora ensinamos como melhorar a performance do seu Wordpress vamos ensinar a escalar esse tipo de otimização. Os serviços do Manage WP podem ser acessados por meio do site do software que vai te direcionar para este painel de controle. Mas a integração com o seu blog no WordPress é feito por meio do plugin Manage WP, que é possível ser baixado por meio da loja de plugins do WordPress gratuitamente.

Feita a sincronização – você pode encontrar o plugin no seu blog – poderá acessá-lo ou adicionar diversos outros sites. No painel principal ele vai apresentar um relatório em tempo real de tudo o que está sendo feito dentro da estância WordPress.

Assim como ajudar na parte de backups, controle de plugins, temas, usuários, segurança, performance, e muitos outros. Algumas dessas funcionalidades são pagas mas a grande parte delas é gratuita e você pode experimentar. Se você usa esse serviço em escala ou você tem clientes os quais você administra o WordPress esta é uma solução indispensável.

Utilizando Manage WP você pode salvar horas diárias de trabalho otimizando diversos sites ao mesmo tempo e monitorando toda a sua atividade.

Assim sobra tempo pra você se dedicar ao que realmente importa que é o seu site ou o site dos seus clientes.

Agora eu quero te apresentar uma opção bônus que ela não é gratuita mas certamente vale a pena mesmo para pequenos negócios.

E aí gostou das nossas dicas? Entendeu o que você precisa priorizar para escolher corretamente os seus plugins para o WordPress? Continue acompanhando nosso conteúdo!

Veja mais

Veja mais

Rolar para o topo