O que é Social Media e como você pode fazer

9 minutos para ler

O mercado de trabalho passa por constantes mudanças, novas profissões surgem, outras deixam de existir e uma boa parcela se adapta. Nos últimos anos vimos o surgimento de uma importante profissão, o Social Media.

O profissional de Social Media é uma dessas novas profissões, que surgiram com a necessidade das empresas possuírem pessoas especializadas na criação e publicação de conteúdo nas redes sociais.

Muito embora possa parecer uma profissão simples e divertida, ela é extremamente abrangente e exige atualizações constantes, uma vez que as empresas buscam falar a mesma linguagem que seus consumidores, bem como estarem no mesmo local que eles.

Para entender melhor, vamos conhecer melhor as atribuições de um Social Media:

Veja o índice desse artigo:

  1. Como um Social Media trabalha
  2. Em quais redes sociais um Social Media atua
  3. Como um Social Media cria conteúdo
  4. Como ser o Social Media da sua própria empresa
Social Media

1 – Como um Social Media trabalha

O Social Media, ou Analista de Mídias Sociais é o profissional responsável por analisar uma marca ou empresa, e criar estratégias de posicionamento dela nas redes sociais com base no objetivo do cliente.

Uma das primeiras etapas do trabalho de um Social Media é entender o objetivo do cliente durante o briefing inicial. Com base nisso, ele terá as primeiras ferramentas para elaborar a estratégia ideal para cada caso.

O segundo passo é definir o público de interesse da marca, delimitando a idade, gênero, interesses, dias e horário de maior relevância e tipos de conteúdo de acordo com o definido no passo anterior.

Tendo toda essa base para trabalhar, o Social Media poderá analisar e produzir conteúdo para o público definido, alcançando pessoas que possam se interessar pela empresa e gerando interesse e engajamento.

Assim, ele elabora a melhor estratégia de trabalho para posicionar de forma eficaz o nome da empresa para a qual ele trabalha.

2 – Em quais redes sociais um Social Media atua

A maioria dos profissionais de Social Media atua nas principais redes sociais, como Facebook e Instagram, que são as que mais atraem anunciantes e público.

Muito embora possa parecer uma visão limitada, a verdade é que a definição das redes sociais vai de acordo com o definido no início do projeto.

Muito embora o Facebook e Instagram concentrem a maior parte do público, para algumas empresas a atuação no LinkedIn pode ser muito mais importante que nas duas primeiras.

Existem diversas redes sociais onde um Social Media pode atuar, alguns dos exemplos são:

  • Facebook
  • Instagram
  • WhatsApp
  • Twitter
  • LinkedIn
  • SnapChat
  • Pinterest

Apesar das diversas redes sociais, é importante notar que o Social Media sabe exatamente o público que ele precisa alcançar, e justamente por isso ele irá planejar a presença da marca nas redes sociais que forem mais relevante para ela.

3 – Como o Social Media cria conteúdo

Como um Social Media agrega inúmeras funções, ele também deve ser um profissional multifacetado, tendo conhecimento em diversas áreas do conhecimento criativo.

Entre os diversos conteúdos que um Social Media cria, podemos destacar a produção de imagens para publicação nas redes sociais, imagens para site e/ou loja virtual e textos para publicações em blog.

Além disso, é ele quem responde as interações dos clientes, levando em conta a linguagem definida para comunicação com o público da marca.

Para criação de conteúdo como texto, um Social Media precisa o mesmo que qualquer outra pessoa, um pedaço de papel e uma caneta, ou sendo um pouco mais atual, um computador com um editor de texto básico.

Quando o Social Media precisa criar imagens, os software mais utilizados para o processo é o Photoshop, Illustrator e o After Effects. Para criação de vídeos, existem outras ferramentas ainda mais profissionais que contribuem para a edição.

Para a mensuração dos dados e investimento em publicidade nas redes sociais, existem inúmeras ferramentas disponíveis no mercado, e cada vez surgem mais.

Essas ferramentas possuem diversas funcionalidades, desde formação de público alvo, automação de publicações, mensuração dos resultados e diversas outras funcionalidades. E cada profissional de Social Media utiliza as ferramentas que mais se adequam ao seu perfil.

Para aumentar ainda mais a produtividade, um profissional de Social Media conta ainda com planilha de controles e um calendário de datas comemorativas, ferramentas que contribuem para um trabalho com maior eficiência.

Em suma, o profissional de Social Media faz o trabalho intermediador entre o público e a marca/empresa, estabelecendo uma relação de confiança no intuito de reforçar os valores e princípios da marca.

4 – Como ser o Social Media da sua própria empresa

Já é de conhecimento comum que qualquer empresa precisa ter uma relação com seu público nas redes sociais, mas muitas empresas pequenas ou profissionais que estão em início de carreira não possuem orçamento para arcar com os custos de um Social Media dedicado.

Apesar disso, é possível que mesmo pequenos empreendedores dediquem algum tempo para interagir com seu público nas redes sociais e fazer suas próprias publicações, mesmo sem ter o conhecimento em softwares como Photoshop.

Algumas ferramentas colaboram e melhoram a produtividade para quem deseja criar e fazer as próprias publicações, tornando essa atividade muito mais rápida e fácil.

O Socialmedia Box é um conjunto com diversas ferramentas que são comumente utilizada por profissionais.

Ele trás diversas ferramentas essenciais para todo empreendedor que não pode ou não quer outro profissional gerenciando o Facebook, Instagram, LinkedIn, Youtube ou outros perfis comerciais.

São um total de 20 arquivos fundamentais que tornaram essa atividade muito mais eficiente.

Para que você entenda melhor a função de cada ferramente, abaixo segue uma breve explicação e como eles podem contribuir no dia a dia para o gerenciamento dos seus perfis nas redes sociais.

4.1 – Calendário de Datas Comemorativas

Para os empreendedores quem trabalham com comércio, as datas comemorativas são de extrema importância pela quantidade de vendas esperadas.

Páscoa, Natal, Dia das Mães, Dia dos Pais e Dia dos Namorados estão entre as datas mais importante para o varejo. E é importante que você interaja com seu público nessas e em outras datas.

Apesar dessas datas comemorativas serem de suma importância, existem outras diversas que você pode criar campanhas e aumentar as suas vendas, não ficando dependente de faturamento sazonal em virtude das datas comemorativas.

O Socialmedia Box trás um calendário com as principais datas comemorativas para você acompanhar de perto aquelas que mais se adequam a sua atividade comercial.

O calendário do Socialmedia Box pode ser ainda sincronizado com o Google Calendar, então se você utiliza esse sistema no seu computador ou celular, poderá ter todas essas informações na palma da sua mão, em tempo real.

4.2 – Gabarito para Publicações

Se você tem familiaridade com softwares de edição de imagem, o Socialmedia Box pode colaborar com a criação de publicações no seu dia a dia.

Publicações no Facebook, Instagram e outras redes sociais podem ser um incomodo caso você não tenha muita familiaridade com as redes, uma vez que cada uma possui um tamanho diferente de imagem e adequar cada imagem pode ser uma tortura.

Mas com os gabaritos inclusos no Socialmedia Box essa atividade se torna muito mais prática, uma vez que ele inclui arquivos em PSD (Photoshop) e JPEG de diversas redes sociais, assim você vai direto ao ponto e cria aquela imagem perfeita para publicação da sua empresa.

4.3 – Tabelas para Facebook

As planilhas de acompanhamento de resultados do Facebook podem parecer bastante confusas para quem não lida com elas diariamente.

No Kit do Socialmedia Box você conta com planilhas para monitorar os resultados das suas campanhas, podendo visualizar de forma clara e intuitiva como cada anúncio está se saindo.

Você ainda encontrará uma planilha específica onde você pode prever o desempenho de cada campanha, simulando valores investidos em Facebook Ads e tendo uma base de investimento para as suas campanhas mensais.

Segmentação é fundamental na hora de planejar suas campanhas, e para contribuir para que você segmente de forma eficiente, o Socialmedia Box traz uma planilha com 50 segmentações pré formatadas, assim, você economiza tempo e planeja as suas campanhas de forma eficiente.

Além dessas planilhas essenciais para o bom planejamento da sua estratégia nas redes sociais, você também irá encontrar os materiais abaixo:

  • Planilha com Análise de Concorrência
  • Calculadora de ROI (Retorno Sobre Investimento)
  • Controle de Jobs e Tarefas
  • Planejamento de Mídias Sociais Simples e Completo
  • Estimativa de Resultados para investimento em Ads
  • Gabarito de Imagens para Facebook
  • Gabarito de Imagens para Instagram
  • Gabarito de Imagens para Twitter
  • Gabarito de Imagens para LinkedIn
  • Gabarito de Imagens para WhatsApp
  • Gabarito de Imagens para Youtube

Ou seja, você tem um kit completo para gerenciais todas as redes sociais da sua empresa de forma rápida e eficiente.

Como você pode ver, o Socialmedia Box é um kit completo tanto para profissionais, quanto para pessoas que desejam profissionalizar as publicações das suas redes sociais.

Adquirir o Socialmedia Box é fácil, e você pode comprar esse pacote com ferramentas profissionais por um preço super especial, que juntas equivalem a mais de R$1000,00 em produtos desenvolvidos por profissionais se fossem vendidos separadamente.

Com esse conjunto de ferramentas profissionais, suas publicações nas redes sociais ganharam uma aparência muito mais profissional e você irá melhorar o relacionamento com o seu público, conseguindo assim fechar mais negócios e aumentando o faturamento da sua empresa.

Posts relacionados

Deixe um comentário