Motivos para sua empresa ter um site

8 minutos para ler

Se formos parar pra pensar, é difícil encontrarmos pessoas a nossa volta que não acessam seus sites favoritos diariamente. O aumento no acesso a Web aliado a facilidade de acesso a dispositivos conectados levou um número gigantesco de pessoas a acessarem a internet de qualquer hora ou lugar.

Dados estatísticos já atestam, atualmente no Brasil temos 1,3 linhas de telefonia móvel por habitante, ou seja, um número gigantesco de pessoas dedicam alguma parte do seu tempo a Web.

Mas qual a importância desses dados para você e para a sua empresa? MUITO IMPORTANTE. Se a sua empresa ainda não possui um site, significa que você está perdendo a oportunidade de fazer com que as pessoas conheçam o a sua empresa e o produto que você comercializa.

Levando em conta que a maioria da população está atualmente conectada e, que elas realizam buscas diariamente no Google e seus similares, você perceberá que é sim de suma importância possuir um site para a sua empresa e estar apto a divulgar o seu trabalho, seja no seu bairro, na sua cidade, estado ou país.

Na maioria das vezes, os empresários possuem o conhecimento da importância de possuir um site, mas em meio a tantas atividades que um negócio exige, acabam não sabendo como agir e até mesmo, o que exigir para que a sua presença na Web seja de fato, eficaz. Para esclarecer tais necessidades, preparamos alguns tópicos abaixo para esclarecer todas essas dúvidas.

Site gera confiança para empresa

Possuir um site irá transmitir mais confiança aos seus clientes, pois o mesmo passa uma imagem de profissionalismo ao seu público alvo; ele gera credibilidade, uma vez que os mesmos saberão que existe um esforço para haja interação também no ambiente virtual.

Além dos itens mencionados acima, ter um site permite informar aos seus consumidores os produtos que você comercializa, sua localização, horários de atendimento, formas de pagamento e contato, e outras informações que possam ser pertinentes para sua empresa. E como sabemos, informação é a base do bom relacionamento entre empresa-cliente.

Todos esses itens reunidos geram credibilidade no público consumidor, uma vez que eles têm acesso a todas informações que são relevantes ao seu negócio. Assim, será muito mais fácil encontrar a sua empresa e saber como o seu produto pode ser adquirido.

Um site proporciona maior visibilidade da sua empresa

A forma tradicional de exibir um produto ou serviço que você comercializa, é através da vitrine, não é mesmo? Quando você possui uma loja física, é natural que os seus produtos estejam expostos nela. Mas e quanto falamos do ambiente virtual, qual é a sua vitrine? Exatamente, o próprio site.

Como comentamos anteriormente, o site permite que você exiba diversas informações sobre a sua empresa, fazendo com que ela esteja em constante divulgação por inteiro. E se você aliar o seu site a estratégias de marketing digital, poderá obter excelentes resultados na Web, você certamente verá o número de clientes crescer, e verá os atuais clientes com maior frequência.

O site permite a divulgação da sua empresa em qualquer horário ou lugar, eliminando as restrições de espaço físico e possibilitando ainda, a interação com os mais variados públicos, sem a necessidade de que os mesmos estejam presentes fisicamente, ou seja, as pessoas podem conhecer a sua empresa estando a quilômetros de distância.

Um site permite ampliar sua carteira de clientes

Sites são excelente ferramentas para você atrair novos clientes (além de fidelizar os já existentes), pois através dele você pode exibir todas as informações sobre o seu produto ou serviço da forma mais detalhada possível, bem como o seu modo de operação e tudo mais que possa ser relevante ao seu público.

Imagine também, que antes da sua empresa possuir um site, as interações com os clientes limitavam-se aqueles que batiam a sua porta procurando por informações do seu produto ou serviço; através da Web, é possível ter contato com qualquer pessoa, esteja ela a 100 metros ou a 100 quilômetros, e isso amplia muito a sua capacidade de aumentar o faturamento da sua empresa.

É necessário compreender também, que quando uma empresa decide investir na criação de um site, ela automaticamente decide investir na divulgação dos seus produtos e serviços, e quanto maior e melhor a divulgação, mais clientes em potencial serão atingidos, o que possibilita o crescimento da carteira.

Agora que você já sabe todos os benefícios que um site pode trazer a sua empresa, vamos explicar quais são os principais tipos de sites e qual tipo pode se encaixar melhor ao seu tipo de negócio.

  • Site Institucional: O site institucional é aquele ideal para apresentar a sua empresa para os seus atuais clientes e o público alvo. Nele você poderá incluir informações sobre a empresa, produtos e serviços, localização, contato e demais informações relevantes.
  • Site Dinâmico: Um site dinâmico é aquele que permite o gerenciamento fácil através de uma área administrativa, nele é possível realizar publicações frequentes com conteúdo que variam entre texto, imagem, áudio e vídeo; é possível ainda integrar as redes sociais da empresa para maior interação com o público alvo e as pessoas mais ligadas as novas plataformas de comunicação.
  • Landing Page ou One Page: Os sites no formato landing page ou one page são aqueles indicados para pequenas empresas, ou empresas que possuem poucos produtos e primam por um site leve e de rápido carregamento. Ele também leva vantagem no ambiente mobile, pois em sua maioria são pensados primariamente para serem vistos em smartphones e tablets.
  • Blogs: Os blogs são uma parte fundamental para a interação entre empresa e público, pois ele permite contar a história da sua empresa, informar sobre todas as suas ações e receber comentários dos seus clientes, publicar conteúdo com dicas, permitindo assim que você tenha um feedback sobre suas ações, produtos ou serviços. Além disso, por ser um formato multifuncional, o blog pode ser integrado a qualquer tipo de site mencionado acima.

Agora que você já sabe como um site pode contribuir para o crescimento da sua empresa e os tipos de site mais comuns, chegou a hora de falarmos sobre o que um site precisa ter para que a sua empresa seja bem-sucedida na Web.

  • Boa arquitetura e design eficiente: para que um site funcione de maneira eficaz, ele precisa ter uma boa navegação, ou seja, seus clientes ao entrarem deverão poder achar de forma fácil todas as informações necessárias sobre a sua empresa, seus produtos e serviços. E para que tudo isso funcione, é necessário que a tecnologia empregada seja confiável, estável, testada em larga escala e que ainda, possa ser expandida conforme as necessidades vão surgindo.
  • Profissionalismo: por mais necessário que seja um site, é evidente que o mesmo deve ser feito por um profissional habilitado e que conheça não somente as necessidades da sua empresa, mas também conheça muito bem a tecnologia que será empregada e saiba a maneira correta para disponibilizar cada elemento do site.
  • Otimizado para motores de busca: para você alcançar um número maior de clientes, é necessário que seu site esteja bem posicionado nos motores de busca como o Google, por isso, é imprescindível que o mesmo esteja internamente todo otimizado para que os buscadores, ao entrar no seu site, o vejam de maneira correta e indexem todas as páginas, contribuindo assim para que você esteja na primeira página de pesquisas.
  • Ser responsivo: atualmente, as pessoas passam mais conectadas através de seus dispositivos móveis, como smartphones e tablets, do que pelo computador; e ter um site responsivo, ou seja, que adapta o layout para as telas pequenas, é de fundamental importância para alavancar a atração de novos clientes. Sites não responsivos, ao serem acessados desses dispositivos, podem fazer com que clientes em potencial desistam de conhecer a empresa e os produtos e serviços que ela comercializa.
  • Integração com as redes sociais: ter presença nas principais redes sociais é fundamental para estabelecer contato frequente com o seu público consumidor, além de trabalhar o marketing digital, é de suma importância disponibilizar métodos para que seus clientes possam compartilhar as informações disponíveis no seu site entre sua própria rede de contatos, tal ação colabora para o aumento da sua carteira de clientes e a credibilidade da sua empresa.

Agora que você já possui todas as informações sobre sites e como eles podem colaborar para o crescimento da sua empresa, chegou a hora de colocar essas informações em prática :).

Posts relacionados

Deixe um comentário