Marketing Digital: A importância das redes sociais

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A maioria das pessoas e empresas reconhecem a importância de ter presença na Web, não somente limitando-se aos sites institucionais que as vezes, podem passar despercebido a maioria dos consumidores que não conhecem a sua marca ou empresa, por isso é importante fazer-se presente também nas redes sociais e possuir uma boa estratégia de marketing digital.

Segundo dados de 2016, mais de 1,65 bilhão de pessoas faziam parte do Facebook, mas o mais importante é o tempo gastos no Facebook, Facebook Messenger e Instagram, cerca de 150 minutos diários nas três redes sociais. Tendo conhecimento desses dados, fica evidente a importância na elaboração de uma estratégia de marketing digital eficiente que possa contribuir para o crescimento da sua empresa.

Além disso, o investimento em marketing digital complementa as demais estratégias de publicidade utilizadas na sua empresa, site ou loja virtual, como otimização para motores de busca (SEO), promoções que você realiza na sua loja física ou e-commerce.

A Importância do Marketing Digital

Independente do tamanho do seu negócio, todos buscam o aumento no faturamento e consequentemente nos lucros, mas poucas são as áreas onde esse crescimento acontece de forma orgânica, ou seja, sem que haja necessidade de investimento em publicidade.

Algumas das diversas razões para que as pessoas invistam em marketing digital são: para aumentar a visibilidade da empresa ou marca, para que as pessoas falem e estejam em contato frequente com a sua marca e empresa, e para que elas tenham interesse em adquirir o produto ou serviço que você comercializa.

No entanto, anunciar simplesmente ou investir em marketing digital sem uma boa estratégia definida não lhe renderá bons frutos, pois a publicidade nas redes sociais passa basicamente por três etapas básicas, definidas como funil. Veja abaixo:

  • Aumentar o reconhecimento da marca: fazer com que as pessoas se conectem a sua empresa, curtindo a sua fanpage, reagindo e comentando as publicações realizadas e conhecendo o seu produto ou serviço.
  • Consideração da marca: Após os possíveis consumidores já terem conhecido a sua marca, é hora de fazer com que as pessoas busquem mais informações sobre o que você comercializa, interagindo diretamente com o seu produto através das redes sociais, despertando assim o desejo de consumo;
  • Efetuar a venda: Por fim, você já apresentou o seu produto ou serviço, as pessoas já consideram a sua marca e elas criaram vínculo com o seu produto/servindo, levando seu potencial cliente a consumir o seu produto.

Esses três pilares (estratégia) do marketing digital pode levar o alcance da sua empresa para outro nível; quem tem um negócio local, pode passar a vender via internet para outras cidades, e também para outros estados do país, aumentando o faturamento e consequentemente os lucros.

Marketing Digital: por que levar em consideração?

Além de tudo o que foi mencionado anteriormente, ainda existem outras boas razões para você pensar no marketing digital como a melhor estratégia de publicidade para o seu negócio. A publicidade nas redes sociais lhe proporciona diversos recursos úteis para a sua empresa, veja abaixo:

  • Opções de direcionamento: A segmentação é um dos maiores benefícios do marketing digital, pois ele proporciona a capacidade de exibir o seu anúncio para o seu público específico. Se você comercializa bicicletas, a capacidade de influenciar quem só anda de carro através do seu anúncio é muito pequena. Através do marketing digital você pode direcionar os seus anúncios para aquelas pessoas que se interessam por bicicletas e atividades físicas, por exemplo.
  • Controle do orçamento: Com o marketing digital, você só gasta o que desejar, e se quiser pausar ou cancelar uma campanha pela metade, você só pagará pelo tempo em que ela ficou online ou, se quiser aumentar o período de uma campanha, você pode facilmente alterar a data de término e orçamento, investindo conforme a sua necessidade. Além disso, é possível selecionar os locais onde os anúncios serão veiculados e até mesmo definir a melhor programação de horários para exibição.
  • Mensuração de dados: Quando você veicula a sua marca em um outdoor em uma avenida, você tem apenas uma estimativa de quentas pessoas irão passar por aquele local, sem saber quantas realmente irão ver o seu anúncio, ou seja, você investe sem realmente saber o quanto do seu esforço e empenho realmente está valendo a pena. No marketing digital, as ferramentas de mensuração lhe proporcionam saber realmente quantas pessoas visualizaram o seu anúncio, se houve interação com o mesmo, de onde são essas pessoas, o sexo, a faixa etária, o nível de escolaridade e renda e seus interesses pessoais, ou seja, você saberá exatamente quem está interagindo com a sua marca.

Com base no que você leu até agora, fica claro os motivos pelos quais você deve pensar e investir em marketing nas redes sociais, no entanto, é necessário ter uma boa estratégia para não investir de forma incorreta e acabar não obtendo os resultados desejados.

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