Facebook Ads: Guia para iniciantes

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Desde a popularização dos smartphones, temos visto a popularização das redes sociais. O acesso, agora primordialmente feito através do mobile, tem se intensificado e as empresas estão buscando estratégias para alcançar esse público que só cresce.

O Facebook é a maior rede social do momento, e além disso, sob o guarda chuva do tio Mark ainda temos o Instagram e o WhatsApp, outras redes sociais que estão entre as mais utilizadas. Me responde uma dúvida, você ainda consegue se imaginar sem WhatsApp nos dias atuais? Ou sem postar aquela novidade no Facebook? Ou ainda, sem dar uma olhadinha nas fotos dos seus amigos e familiares no Instagram?

Chegando a marca de quase 2 bilhões de utilizadores, o Facebook tornou-se uma grande ferramenta de marketing digital, é quase impossível para uma empresa não pensar em uma estratégia para estar presente nessas redes. Mas qual o motivo dessa necessidade? Claramente, aproximar a sua empresa do seu público consumidor e por consequência, aumentar o faturamento do seu empreendimento.

Muito bem, pegamos a seguinte situação hipotética: você já possui uma página no Facebook para a sua empresa, já convidou todos os seus amigos e familiares para curtir a mesma, faz postagens com uma determinada frequência, mas ainda assim não vê a sua base crescer.

Isso lhe parece familiar? Assim como toda empresa, o Facebook também necessita de dinheiro para se manter sustentável, e para obter todo o dinheiro necessário, ela se utiliza de venda de espaço publicitários para que qualquer pessoa ou empresa que esteja inscrita na rede, possa divulgar o seu produto ou serviço.

Vamos ver alguns dados que lhe farão entender melhor como a lógica da rede funciona. Atualmente, no feed de notícias (aquele que você vê as atualizações dos seus familiares, amigos e páginas que você curte) existe uma disputa bastante grande pelo conteúdo que será mostrado.

Do ponto de vista do usuário comum, existe certa vantagem, pois o algoritmo do Facebook que determina o que irá aparecer na sua timeline, prioriza as atualizações dos seus amigos e familiares, deixando em segundo plano as atualizações de páginas que você curtiu.

Falando de dados estatísticos, quando você posta alguma foto ou notícia na sua página, somente cerca de 2% das pessoas que curtiram a sua página irão receber essa atualização de forma orgânica, esse número pode crescer caso as suas postagens tenham muitas reações, comentários e compartilhamentos; quando isso ocorre, o algoritmo do Facebook entende que o seu conteúdo é valioso, e que seria interessante entregá-lo a mais curtidores. Dai a importância do envolvimento, que falaremos mais a seguir.

Então você me pergunta: como as redes vão contribuir para o crescimento da minha empresa com essa desvantagem? Simples, com uma ferramenta chamada Facebook Ads.

O que é o Facebook Ads?

O Facebook Ads é a plataforma onde pessoas e empresas podem criar campanhas publicitárias, conjuntos de anúncios e criativos para diversas finalidades a um custo bastante baixo em comparação com outras mídias. Para você ter uma ideia, atualmente você pode investir em Facebook Ads à partir de R$1,00 por dia

Uma das maiores vantagens do Facebook Ads em comparação as formas de mídia tradicionais, é a possibilidade de segmentar o público, ou seja, as suas peças publicitárias serão entregues aquelas pessoas com maior probabilidade de adquirirem o seu produto ou serviço. E como tudo isso funciona? Com base nas informações que você coloca na rede. Vamos ver o seguinte exemplo:

Luiz tem uma conta no Facebook onde publica suas atualizações, compartilha fotos com amigos e familiares, possui cadastrado sua idade, a cidade onde vive, e curte páginas relacionadas a comida japonesa.

Fernando, é proprietário de um restaurante de comidas japoneses recém aberto na mesma cidade. Ele decide divulgar seu empreendimento no Facebook, investindo um determinado valor em Facebook Ads. Com a segmentação, Fernando pode definir que seus anúncios serão entregues somente para as pessoas que moram na mesma cidade e que tem interesse em comida japonesa.

Assim, João, que também mora na mesma cidade e não demonstra interesse algum por comida japonesa, não verá o anúncio, mas Luiz verá tal anúncio e certamente irá conhecer o restaurante de Fernando.

Desse modo, fica evidente o quanto a segmentação é importante e as vantagens que ela trás para o seu negócio. As suas peças publicitárias serão entregues aquelas pessoas que realmente desejam consumir o seu produto, fazendo com que o seu custo em campanhas seja menor, e o retorno seja maior.

Facebook Ads: segmentação por objetivo

Assim como existe a segmentação de campanha por público e interesses, é possível definir o objetivo de cada campanha que você irá veicular. Vamos ver as principais e como elas podem contribuir para o crescimento da sua empresa.

  • Curtidas na página: Quando você cria uma página no Facebook, é compreensível que ela não tenha muitos curtidores no início, isso é natural, pois poucas pessoas sabem que você entrou no mercado. Uma das formas de aumentar a sua base de fans e divulgar a sua marca, é através das campanhas para aumentar o número de curtidas na página. Com ela, você também poderá segmentar o público, definindo aqueles que tem a maior probabilidade de adquirir o seu produto ou serviço. O resultado é que quanto mais pessoas estiverem curtindo a sua página, maior será a probabilidade de pessoas comprarem com você.
  • Envolvimento: Através do objetivo de envolvimento, você aumenta a quantidade de reações, comentários e compartilhamentos que as publicações da sua página possui. Isso gerá engajamento, pois seu público estará em contato direto com você através da sua fanpage. Com este formato, você ainda tem a vantagem de ganhar alguns seguidores a mais, pois a sua publicação também aparecerá para aquelas pessoas que demonstram interesse no assunto relacionado ao que você publicou.
  • Tráfego: Caso você tenha um site, é importante que o mesmo possua tráfego, ou seja, é essencial que as pessoas o visitem, seja para conhecer a sua empresa, os produtos que você comercializa, saber de forma mais detalhada a sua localização, horários de atendimento entre outras informações. Caso você ainda não tenha um site, temos um artigo que lhe explica os motivos dele ser essencial para o crescimento dos seus negócios. Voltando ao tráfego, através do Facebook Ads você pode criar campanhas para gerar visitas no seu site, direcionando esses anúncios somente para aquelas pessoas com maior probabilidade de adquirir seu produto ou serviço.
  • Conversão: Conforme já comentamos em outro artigo (leia aqui), as lojas virtuais são essenciais caso você queira expandir as suas vendas e aumentar o lucro. E através do Facebook Ads você pode criar campanhas para geração de conversão, ou seja, para fazer com que as pessoas interessadas nos seus produtos ou serviços visitem o seu site, e comprem através do mesmo.
  • Visitas ao estabelecimento: Como sabemos, as pessoas estão constantemente com seus smartphones a mão verificando as redes sociais. Com toda a tecnologia embutida nesses aparelhos, é possível saber com precisão onde cada um de nós está, minuto a minuto. Tendo essa informação, não seria interessante poder criar campanhas para pessoas que se interessam pelo seu produto, no momento em que elas estão circulando pela região onde sua empresa está instalada? Com o Facebook Ads você pode. Isso traz grande vantagem, pois permite divulgar a sua empresa e atrair novos clientes.

Tendo toda essa informação como base, já podemos concordar que investir em Facebook Ads pode ser altamente rentável para a sua empresa. A segmentação aliada ao baixo investimento necessário para começar a anunciar faz com que essa ferramenta seja mais vantajosa em comparação aos meios de publicidade tradicionais.

Facebook Ads: como e quanto investir?

Você deve estar se perguntando: como faço tudo isso? quanto terei que investir? São dois questionamentos que cabe somente a você responder. Vamos analisar da seguinte forma: se você não tem conhecimento ou não tem tempo necessário para dedicar-se a conhecer a plataforma e as maneiras mais eficazes de criar campanhas no Facebook Ads, talvez seja mais interessante investir em algum profissional que poderá lhe dar suporte nesta área, pois ele estará habilitado a criar campanhas direcionadas ao seu público de interesse, trazendo maior efetividade para as mesmas.

Em relação a quanto investir, vai de acordo com o que você PODE aplicar e o resultado que você ESPERA obter; como mencionado anteriormente, você pode criar campanhas a partir de R$1,00 por dia, no entanto, não se pode esperar que com esse valor se obtenha dezenas de curtidas na sua fanpage, ou que dezenas de pessoas curtam e compartilhem a sua publicação.

A primeira regra para investimento em Facebook Ads, é analisar o que cabe no seu bolso, tendo isso por base, é possível definir um orçamento e uma estratégia para atingir o seu público alvo.

Facebook Ads: outras vantagens para sua empresa

Até este ponto, já falamos de muitas vantagens que o Facebook Ads pode trazer para o crescimento da sua empresa, mas ainda existem alguns pontos que valem a pena ser mencionados. Vamos a eles.

  • Formatos ricos: Existem diversos formatos para criação de campanhas, assim como já mencionados acima, você ainda pode captar e-mails dos seus clientes para envio de e-mail marketing. Quer anunciar no Facebook, no Messenger e no Instagram ao mesmo tempo? Também é possível. Quer criar vídeos, stories e links? Com Facebook Ads você pode.
  • Acompanhamento em tempo real: Através dos relatórios, você pode acompanhar em tempo real para quantas pessoas o seu anúncio foi entregue, quantas pessoas reagiram a ele, ou entraram no seu site ou loja virtual, ou ainda, quantas dessas pessoas efetuaram uma compra dentro do seu site e quantas apenas demonstraram interesse. São inúmeras as possibilidades de relatórios de acompanhamento que podem ser gerados, e através dele, você sabe exatamente quanto está pagando por cada interação gerada.
  • Engajamento: Estar em constante contato com o seu público é fundamental para o crescimento da sua empresa. Fisicamente quado você atende bem um consumidor, ele demonstra interesse de comprar de você novamente. E assim também funciona nas redes sociais. Através do Facebook Ads você pode gerar engajamento com as suas publicações, e estar em contato direto com o seu público consumidor.
  • Conhecimento do seu público: Com as métricas, você pode conhecer melhor o seu público, e ao longo do tempo, direcionar melhor os seus anúncios para aquelas pessoas mais interessadas. Assim, até as suas publicações que não são impulsionadas terão mais engajamento. Isso pode contribuir também para adaptar a sua empresa para os interesses e necessidades desse público.

Percebeu como investir em Facebook Ads não é mais opcional? Atualmente, é uma necessidade para qualquer tipo de negócio, pois os benefícios que ele traz são suficientes para a inclusão do mesmo nas suas estratégias de marketing.

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