Como melhorar o SEO do meu site?

Estar entre os primeiros resultados nos buscadores não parece ser tarefa fácil, não é mesmo? Mas também não é tão complicado quanto você possa estar imaginando.

A melhora no SEO do seu site é algo de suma importância na promoção do seu negócio, e dedicar tempo para pôr em prática algumas técnicas poderá levar a sua empresa para o topo das páginas do Google, lhe rendendo fluxo constante de tráfego orgânico e atraindo novos clientes.

Mas, antes de tudo, vamos entender o que é SEO e como ele pode lhe ajudar a gerar tráfego orgânico para o seu site ou loja virtual.

O termo SEO vem do inglês Search Engine Optimization, em tradução livre, otimização para motores de busca. Ele é definido como uma forma de aumentar o tráfego orgânico do seu site por meio de estratégias e técnicas que permitem uma melhor indexação – e consequentemente, melhor posicionamento – das suas páginas pelos motores de busca.

Tais técnicas devem ser aplicadas pelo desenvolvedor ou administrador do site, buscando a melhoria contínua dos aspectos do SEO de todas as páginas.

Vamos entender então, as vantagens que a aplicação dessas técnicas pode trazer ao seu negócio.

Como o SEO contribui para o meu site?

Quando você realiza as otimizações de SEO nas páginas do seu site, como definição de palavras-chave, correta atribuição de títulos, subtítulos e parágrafos, você passa a perceber – no médio e longo prazo – que o crescimento dos acessos está diretamente ligado a tais otimizações, ou seja, quanto mais páginas você otimizar, mais acessos você terá nelas. Isso acaba gerando maior atratividade para a sua marca e maior possibilidade de efetivar vendas, fisicamente ou online.

Dentro os variados tipos de sites existentes, podemos pegar como exemplo uma loja virtual que comercializa bonés. Sem otimizações em SEO, tal loja não irá aparecer entre os primeiros resultados nas buscas e menor será a quantidade de produtos comercializados.

Agora, se aplicarmos as técnicas de SEO para o produto ou produtos relacionados a ‘boné masculino aba reta’, quando alguém pesquisar por esse termo, as chances de aparecer entre os primeiros resultados na página de pesquisa será maior. Em consequência, as vendas e os lucros também crescerão à medida que novas páginas forem sendo otimizadas.

Seja qual for a sua área de atuação, a otimização das páginas do seu site lhe permitirá chegar ao seu público de interesse, gerando mais tráfego e conversões.

Como funciona o algoritmo do Google?

Quando falamos em motores de busca, falamos basicamente do Google, uma vez que ele é o mais utilizado e determina a maioria das regras do jogo quando se trata das otimizações.

Mas, como o algoritmo funciona? Como ele pode determinar qual página é melhor e qual é pior? Como o título já diz, o trabalho pesado é realizado por um algoritmo que realiza cálculos complexos levando em consideração uma infinidade de parâmetros para definir quem aparece primeiro nos resultados das buscas.

Esse algoritmo é atualizado com frequência, por isso a necessidade de investimento em SEO ser contínua, ou seja, as técnicas para melhorias em SEO utilizadas em 2005 não são mais eficazes em 2018.

Como percebemos com o passar dos últimos anos, migramos das grandes telas para as pequenas telas, e com o algoritmo do Google não foi diferente. Em sua última grande atualização, o Google implementou medidas para melhorar os resultados das buscas feitas via smartphones e tablets, empregando maior preferência àqueles sites que se adaptam a qualquer formato de tela, ou seja, aos sites responsivos.

Como melhorar o SEO do meu site?

Existem inúmeras técnicas aplicáveis para tal. É comum as pessoas questionarem: como melhorar o SEO da minha loja virtual? ou, como melhorar o SEO do meu blog? ou ainda, como melhorar o SEO do site da minha empresa? Basicamente, não existe mágica, mas sim bastante trabalho e otimizações constantes, visto que as atualizações e implementações nos algoritmos dos motores de busca também ocorrem de forma constante.

Vamos ver abaixo alguns pontos que contribuirão para você estar entre os primeiros resultados dos motores de busca:

  • Definição do público-alvo: Ter o seu público bem definido é o ponto de partida para as melhorias de SEO das suas páginas. Pegando novamente o exemplo dos bonés acima, se você comercializa esse tipo de produto, não faz sentido definir as palavras-chave de cada página com termos como tijolocimento ou areia, ou simplesmente não definir os termos. A correta definição dessas palavras é que norteará os motores de busca sobre que tipo (segmento) de página ela referência. O uso correto das palavras-chave atrai o público mais qualificado para o seu site, gerando expectativa positiva tanto para quem visita, quanto para quem vende.
  • Definição dos títulos de cada página: É importante que a sua página tenha um título bem elaborado e em acordo com a palavra-chave definida para ela, ou seja, se a página que você está fazendo a otimização é relacionado ao produto boné feminino rosa, o ideal seria definir tanto o título e a palavra-chave como: Boné Feminino Rosa; ainda neste ponto, podemos complementar que a URL também deve trazer esta informação, sendo terminada com ‘/bone-feminino-rosa‘. Tal prática informará de maneira coerente aos motores de busca do que aquela página se trata, e quando alguém usar o mesmo termo para buscar o produto nos motores de busca, a probabilidade da sua loja aparecer entre os primeiros resultados é muito maior.
  • Definição de metadados: Primeiro, vamos entender o que são metadados; em SEO, podemos definir os metadados como um pedaço de informação que faz referência a uma informação maior, basicamente, podemos entendê-los como pequenas descrições da informação completa. Assim como definir bons títulos é importante para o melhor posicionamento, informar os metadados corretos também o é. Um dos pontos mais relevantes na definição dos metadados é a meta-descrição, atributo que descreve sobre o assunto da página, é um breve resumo, contendo as palavras-chave definidas anteriormente. Isso contribui muito para o posicionamento e para a geração de tráfego qualificado para o seu site.
  • Atribuição de nome para as imagens: Assim como toda informação disponível na internet, as imagens também têm seus atributos, e elas possuem papel fundamental para o SEO das suas páginas. Não basta apenas escolher belas imagens e inseri-las no seu site de forma que o design fique harmonioso, é de suma importância informar o atributo Texto Alternativo (alt) em toda imagem, pois esse atributo funciona como uma descrição para cada foto que você inserir, e ajudará os motores de busca a compreenderem o assunto da página onde aquela imagem está inserida. Esse atributo também é fundamental para os leitores específicos para pessoas com necessidades visuais, pois tais leitores descrevem as imagens com base no que foi definido no seu alt.
  • Escreva conteúdo relevante e original: Independente se você possui um site institucional ou um blog, ou ambos, é importante que você tenha conteúdo que seja relevante ao seu público, e que o mesmo seja original. Artigos, matérias e publicações copiadas de outros sites são penalizados pelos motores de busca, podendo fazer com que sua página desapareça dos resultados. Se você possui um site institucional, é importante que o conteúdo seja interessante para o seu público consumidor, não mantenha somente imagens, nem mantenha somente texto. É fundamental que o conteúdo chame a atenção do leitor e faça ele se interessar pela sua empresa. Se você tem um blog, é necessário investir em conteúdo que o seu público demonstre interesse; se você comercializa bonés, é legal postar conteúdos informando por exemplo: como personalizar seus produtos, melhores práticas e cuidados ao lavar, entre outros. As possibilidades são infinitas.
  • Solialize: É importante ainda socializar o seu conteúdo, pois as redes sociais têm papel fundamental na vida das pessoas. Já falamos em outra oportunidade a importância do marketing digital para o crescimento dos negócios (leia clicando aqui). Sabendo que essas redes, como Facebook e Instagram, já estão bem estabelecidas no mercado e possuem técnicas de SEO bem definidas, manter uma estratégia de marketing pode gerar fluxo de duas mãos, ou seja, do seu site para as suas redes sociais, das suas redes sociais para o seu site, contribuindo de forma indireta para a melhoria do SEO das suas páginas.

Até aqui, podemos compreender que com algumas pequenas mudanças você pode melhorar de forma significativa o SEO do seu site, no entanto, como já comentado, é necessário investimento constante na melhoria do mesmo, caso você queira estar entre os primeiros resultados de pesquisa.

Vale ressaltar ainda, que as técnicas para melhoria do SEO formam um conjunto que buscam aumentar a relevância do seu site. Ou seja, definição correta de títulos, metadados, produção de conteúdo original, redes sociais, todos esses (e inúmeros outros) itens contribuem para você ser relevante no assunto que está tratando, e isso leva a geração de credibilidade, que são fatores determinantes para o posicionamento nos resultados de busca.

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