Como criar um blog para sua empresa

Em outra oportunidade comentamos sobre a necessidade de nutrir seus clientes com conteúdos ricos e relevantes, tratamos disso quando falamos sobre marketing de conteúdo, e para dar continuidade ao assunto, hoje vamos falar de uma das formas mais efetivas de fazer tal estratégia, que é através de um blog.

Muitos empreendedores ainda possuem uma visão distorcida sobre os blogs, o considerando como um diário virtual. Muito embora ele tenha sido utilizado dessa forma no início do formato, atualmente ele se difundiu e tem contribuído para que muitas empresas alcancem mais pessoas e faça com que os clientes sejam mais fiéis a marca.

Através de um blog você pode entregar conteúdo rico para o seu público e se beneficiar de todas as vantagens que o marketing de conteúdo pode trazer para sua empresa.

Na publicação de hoje, vamos lhe dar as melhores dicas de como criar um blog de sucesso e que realmente vai atingir seu público, contribuindo para o aumento das receitas da sua empresa. Mas antes de tudo, é preciso planejar, vamos lá?

Como criar um blog de sucesso

Como comentei anteriormente, para você criar um blog de sucesso é preciso planejamento. E esse planejamento vai desde a escolha da plataforma, definição do tema, quantidades de publicações mensais, otimizações e relacionamento com os seus clientes.

Por isso, vamos começar planejando a sua estratégia. Já pegou o lápis e o papel para ir anotando o passo a passo de como criar um blog?

1 – Escolha da plataforma

Atualmente, existem inúmeras plataformas que permitem a criação de um blog. Você pode utilizar o Blogger do Google, o WordPress da Automatic, o Medium da Medium Comporation, ou até mesmo o Tumbler do Yahoo!. Como você pode perceber, as opções são inúmeras, e até então só comentei das soluções gratuitas.

Cada uma dessas plataformas tem suas vantagens e limitações, e cabe a você analisar qual delas se encaixa melhor no seu perfil de negócios. Obviamente que temos uma em destaque, pois ela permite além da utilização gratuita no próprio site, que você a instale no seu servidor de hospedagem.

Se você já possui um site para sua empresa, muito provavelmente ele foi desenvolvido tendo como base o WordPress, visto que essa plataforma é utilizada em 29% dos sites da internet. Por definição, o WordPress é um CMS (Custom Management System), ou Sistema de Gerenciamento de Conteúdo, ou seja, ele pode ser utilizado para as mais variadas finalidades, desde a construção de um site institucional, uma loja virtual até mesmo blogs.

Uma das grandes vantagens desse CMS é a capacidade de extensão do mesmo, uma vez que ele conta com uma vasta biblioteca de plugins que adicionam funcionalidades ao seu site ou blog sem a necessidade de desenvolvimento pesado. E você pode utilizar ele na própria plataforma da Automatic (empresa que desenvolve o WordPress), ou instalá-lo no seu servidor para ter mais liberdade.

Tendo a plataforma definida, temos que partir para a segunda fase de como criar um blog de sucesso, que é…

2 – Objetivos do seu blog

Um dos principais pontos de como criar um blog de sucesso é definir os objetivos do mesmo. Eles podem ser inúmeros e variar de acordo com o segmento de atuação da sua empresa. Em geral, podemos classificar os objetivos como:

  • Você quer aumentar o reconhecimento da sua marca junto ao seu público
  • Você quer atender as demandas dos seus clientes, lhes mostrando que você entende as necessidades dos mesmos
  • Você quer fidelizar clientes, fazendo com que eles adquiram seus produtos ou serviços mais frequentemente
  • Você quer educar seu público sobre seus produtos ou serviços.

Muito embora você possa definir apenas uma estratégia inicial, nada impede que no decorrer do tempo você vá adicionando outras metas, isso é bastante natural e pode contribuir ainda mais para o crescimento da sua empresa.

Por exemplo, no início é natural que a estratégia adotada seja aquela voltada para aumentar o reconhecimento da sua marca, mas nada impede que após ter atingido uma parcela do seu mercado, você comece a educar seus clientes para aquisição do seu produto e faça publicações atendendo a demanda dos mesmos.

3 – Publique com frequência

Manter a frequência de suas publicações é essencial para nutrir seus clientes com seu conteúdo. Você deve ter em mente que mantendo um número X de publicações mensais, seus clientes irão se acostumar a ler seus artigos, seja através do blog ou através das estratégias de e-mail marketing que você definir.

Para atingir tal objetivo, é necessário que você defina um calendário de publicações, assim você terá tempo para produzir, editar e revisar os conteúdos que você disponibilizar. Por exemplo, você pode definir três publicações semanais, ou quatro publicações mensais ou ainda quantas você julgar necessárias.

O importante, é que as publicações sejam bem elaboradas e escritas. De nada adianta definir que você irá disponibilizar conteúdo diariamente se não existe disponibilidade de tempo para criação das mesmas. Lembre-se de pensar no tempo que você tem para criação de cada novo artigo é fundamental.

4 – Pense no SEO

Como já publicamos anteriormente, é importante pensar no SEO (Search Engine Optmization). Definir as palavras chaves do seu artigo, utilizá-las no título, subtítulo e dentro do texto é fundamental para que os motores de busca indexem corretamente cada novo artigo.

Tenha em mente que as pessoas realizam inúmeras buscas diariamente, e que definir as palavras chave adequadas pode ser o diferencial que irá lhe trazer tráfego orgânico e de qualidade.

5 – Venda sem vender

Uma das melhores formas de se fazer marketing de conteúdo é vender o seu produto, sem forçar a venda.

Essa estratégia é basicamente a força motriz do marketing de conteúdo, é através de um conteúdo relevante, de qualidade e que vise sanar as necessidades do seu cliente, que você irá gerar nele a necessidade de adquirir o seu produto.

Como você pode perceber, você falará do seu produto ou serviço, das vantagens que ele oferece sem empurrá-lo ao leitor, assim, quando o mesmo sentir-se confortável para realizar a compra, ele certamente o fará.

6 – Use as redes sociais

Uma das melhores formas de divulgação do seu conteúdo é através das redes sociais, com elas, você pode atingir o seu público através da publicidade direcionada. Já falamos em outra oportunidade das vantagens do Facebook Ads, e você pode utilizar essa plataforma para divulgar seus conteúdos e atingir justamente o seu público de interesse.

Existem inúmeras formas de divulgação além do Facebook, você pode utilizar o Instagram, o YouTube, o Snapchat, o LinkedIn ou qualquer outra plataforma que você considera necessária ao seu negócio.

7 – Mensure os dados

Uma das partes fundamentais na estratégia de como criar um blog de sucesso é a mensuração de dados. Você não pode achar que está indo bem sem números reais, não é mesmo?

Mensurar a quantidade de pessoas que você está atingindo, de onde está vindo o tráfego para o seu blog ou as palavras-chave que lhe rendem mais visitas é fundamental para saber que caminho seguir.

Existem inúmeras plataformas para você avaliar o tráfego do seu blog, a mais conhecida e utilizada é sem dúvidas o Google Analytics. Elá é uma plataforma gratuita que lhe entrega uma infinidade de dados sobre os seus visitantes, e com certeza lhe ajudará na sua estratégia de crescimento.

8 – Execute e avalie

Como o conteúdo nas Web é dinâmico, seu blog também precisa ser. Por isso é importante ter os dados dos seus visitantes, executar melhorias constantes e avaliar a sua estratégia constantemente.

Assim, você se manterá sempre relevante para o seu público e criará autoridade.

Com base em tudo o que expomos até então, agora você tem as bases de como criar um blog de sucesso. Basta você arregaçar as mangas e colocá-lo no ar, entregando conteúdo rico e relevante para o seu público.

E se você quer entender um pouco mais sobre marketing de conteúdo e a melhor estratégia para colocá-lo em prática.

Por fim, lhe convidamos a fazer parte da nossa lista de e-mails, através dela você receberá semanalmente conteúdo voltado para o crescimento da sua empresa na Web, com as melhores estratégias e métodos. Basta preencher o formulário abaixo com seu nome e e-mail.

Veja mais

Veja mais

Rolar para o topo