8 itens fundamentais a sua loja virtual

Criar uma loja virtual de sucesso é o objetivo de todos aqueles que resolvem investir nas plataformas virtuais, mas existem fatores que contribuem diretamente para esse sucesso.

Muito além de disponibilizar os produtos e aguardar com que os clientes venham, é necessário que você tenha comprometimento com o negócio e busque maneiras de aumentar a comunidade em volta da sua marca.

Para melhor compreensão desses aspectos, vamos lhe explicar alguns dos passos fundamentais para que você obtenha sucesso com a sua loja virtual. Mas então, o que não pode faltar em uma loja virtual de sucesso?

1 – Plataforma confiável

Para que a sua loja virtual obtenha o sucesso esperado, é necessário que você invista numa plataforma confiável. E que no momento certo, possa ser escalável e expandida.

Existem inúmeras plataformas para criação de lojas virtuais, todas elas possuem vantagens e desvantagens em relação as outras. Por isso, é preciso que você avalie o seu modelo de negócios e escolha a melhor plataforma para o objetivo da sua expansão online.

Além disso, é necessário que você avalie também, o serviço de host onde a loja será hospedada. Uma vez que ela tem fundamental importância no correto funcionamento do seu e-commerce. Hospedagens que possibilitem a ampliação sem grandes contratempos podem ter um custo mais caro inicialmente, mas lembre-se que o barato pode sair caro.

2 – Layout Responsivo

Sabemos que a maioria dos acessos estão se concentrando no mobile, por isso é importante que a sua loja virtual seja acessível também via smartphones e tablets.

Lojas virtuais com layouts responsivos possuem maiores chances de finalizarem uma venda. Pois se torna demasiado trabalhoso ver um produto via celular, e ter que acessar um computador somente para fazer a compra do produto desejado.

Além disso, é possível investir também em aplicativos específicos para a sua loja, mas se esse tipo de investimento não está planejado no momento, saiba que sua loja deve pelo menos, ter um design responsivo.

3 – Meios de pagamento

Disponibilizar variadas formas de pagamento na sua loja virtual pode fazer com que os clientes optem por comprar de você em relação aos concorrentes.

Atualmente, existem inúmeros gateways de pagamentos, e esses intermediadores aceitam as mais variadas bandeiras de cartão de crédito e débito.

É necessário que você avalie os principais meios disponíveis e opte pelos que são mais confiáveis e que apresentem a taxa de serviço e pagamento de acordo com as suas necessidades. Alguns desses serviços podem apresentar cobranças menores com prazo de retirada de valores maior.

4 – Fotos de qualidade

É imprescindível que a sua loja virtual apresente fotos de alta qualidade dos produtos comercializados. Esse fato encoraja os compradores a optarem pela sua loja, uma vez que poderão ver mais detalhes sobre o produto.

Vá além das fotos disponibilizadas pelos fabricantes dos produtos, invista em fotos com fundo transparente ou fundo branco, e se possível, faça fotos de alguém utilizando o produto.

Algumas plataformas permitem que além das fotos, você disponibilize vídeos dos produtos. Você pode fazer um vídeo tutorial mostrando como utilizar o produto, ou as características do mesmo. Lembre-se que o usuário que irá comprar procura pelo melhor conteúdo.

5 – Descrições ricas

Além das fotos, é importante que você descreva o produto da melhor maneira possível. Aqui, vale a dica anterior, não copie apenas as descrições disponibilizadas pelos fabricantes.

Uma descrição rica e cheia de detalhes deixará o usuário mais confiante no momento da compra, além do mais, os motores de busca indexam melhor páginas com melhores descrições. Vale ressaltar, que o Google já possui tecnologia capaz de identificar as descrições para mostrar nas suas páginas específicas de produtos.

Com uma boa descrição, as chances do seu produto aparecer nos resultados das pesquisas são muito maiores. Não se esqueça também de atentar para o SEO da sua loja virtual, ele é fundamental para uma boa indexação.

6 – Canais de atendimento

Muitas pessoas ainda se sentem desconfortáveis com compras pela internet, e a melhor forma de auxiliar o seu possível cliente é disponibilizar canais de atendimento de fácil acesso.

Com as recentes tecnologias disponibilizadas, é fácil implementar um canal de atendimento que ligue a sua loja virtual a sua página no Facebook, ou ainda, ao WhatsApp que a sua empresa utiliza para atendimento.

Vá além dos simples formulários de envio de mensagem, quanto maior for a sua disponibilidade em atender e esclarecer as dúvidas, maiores serão as chances de venda.

7 – Redes Sociais

As redes sociais são importantes canais de comunicação com os seus clientes, através delas, você pode criar autoridade para a sua marca e aumentar a sua comunidade de clientes.

Dedique tempo e se possível, tenha algum profissional especializado na comunicação via rede sociais. Isso fará com que sua marca crie uma comunicação para engajamento e permitirá um aumento progressivo nas vendas.

Uma dica extra nesse ponto, é investir também no Marketing nas redes sociais, pois essa estratégia contribui para o aumento no engajamento das suas publicações.

8 – Conteúdo

Por último, é fundamental que você invista em conteúdo para atrair cada vez mais clientes. Conforme mencionei acima, os vídeos tutoriais são uma forma de conteúdo, e você pode investir neles para conquistar seu público.

Conteúdos de qualidade e informativos, são uma isca bastante efetiva para atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já compram na sua loja virtual.

E você pode ir além, investir em Marketing de Conteúdo por meio de um blog, e-mail marketing e nas redes sociais. Assim, sua marca será ainda mais social com maior potencial de vendas.

Por fim…

Você deve ter ciência de que o mercado de lojas virtuais é extremamente concorrido, e com as facilidades com que é possível colocar uma loja na web, diferenciar-se dos demais é fundamental. Colocando essas dicas em prática, você estará apto para se destacar dos demais.

E se você ainda não tem uma loja virtual, lhe indicamos a ler nossa publicação que irá te ensinar como montar uma loja virtual, passo a passo.

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